Pages

30.1.13

Creche universitária já!


Segundo a pesquisa do INEP/MEC de 2010, as estudantes MULHERES ocupam 57,5% das vagas nas universidades públicas, e mesmo assim, são as que mais sofrem para concluir seus cursos no tempo previsto. Dentre os principais problemas está a ausência de uma política afirmativa de assistência para as estudantes mais necessitadas. Dentre essas, uma das mais graves situações é a das estudantes mães, que não conseguem conciliar a continuidade dos seus estudos com os cuidados da criança.
Sem dúvida, para além da necessária assistência as mães universitárias, a existência de Unidades de Educação Infantil – Creche - nas universidades públicas aumenta a qualidade de cursos como pedagogia, que existe no campus de Sorocaba e pode ser envolvido na administração e cuidado dessas unidades universitárias.
A creche universitária, sendo instituição administrada por universidades federais mantidas pela União, de acordo com o art. 16, Inciso I, da Lei no 9.394/96, como instituições públicas de ensino, integradas ao ensino federal deve oferecer igualdade de condições para o acesso e permanência de crianças na faixa etária do atendimento, realizar atendimento educacional gratuito a todos, vedada a cobrança de contribuição ou taxa de matrícula, custeio de material didático ou qualquer outra, assegurar carreira e valorização dos profissionais do magistério, oferecer aperfeiçoamento profissional continuado e assegurar condições adequadas de trabalho para as mães e pais.
Na UFSCar a Educação Infantil das crianças, filhos de servidores e estudantes oferecida na Unidade de Atendimento à Crianças (UAC), existe somente  no campus de São Carlos. Entendemos essa como uma condição sine qua non para termos uma universidade popular que inclua as trabalhadoras e estudantes mães na produção de ciência, tecnologia e conhecimento para a sociedade brasileira, portanto, exigimos a igualdade de assitência em todos os campi da UFSCar! Creche universitária nem Sorocaba já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário